sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Quem ama Brasília...

Quem ama Brasília tem umas manias esquisitas. A primeira e mais estranha é a de admirar o céu multicolorido, apostando que outro igual não há em todo o mundo. Quem ama Brasília vê beleza em tudo.No horizonte que não tem fim, nas árvores tortas, na terra vermelha, no excesso de concreto.

Quem ama Brasília é exagerado assim mesmo. Ama e pronto! E vive contando vantagens. Que aqui a gente pára na faixa, que se pode chegar ao mesmo lugar por vários caminhos, que todo mundo se entende, apesar das diferentes experiências, culturas e sotaques.

Quem ama Brasília grita aos quatro cantos que aqui tem vida sim. Mesmo sem esquinas e sem multidões se acotovelando nas ruas. Aqui tem vida, e como! Quem dúvida é porque nunca caminhou no Parque da Cidade às seis da manhã, foi ao Beirute em plena segunda-feira e teve que esperar em pé por uma mesa ou jamais comprou um livro desses poetas alternativos que vivem perambulando de bar em bar, cheios de vida. Nem curtiu um cineminha em uma das inúmeras salas da cidade, com filmes para todos os gostos.

Quem ama Brasília odeia quando falam mal da cidade. Quando insistem em achar que aqui tudo gira em torno da Esplanada. Quando misturam os podres poderes e as fantasias palacianas com a vida real dos seus habitantes, ou pior, quando dizem que aqui não tem praia.

Quem ama Brasília de verdade responde com um certo desdém: "Se aqui tivesse praia, não seria mais uma cidade, seria o paraíso!"


" Essa crônica representa o sentimento dos brasilenses que sabem que Brasília é uma cidade que tem um jeito e uma vida únicas já mais vistas em qualquer outra cidade do mundo. que só quem mora ou morou aqui podem saber."

Um comentário:

Flávia Umpierre disse...

Nossaaaa!concordo com tudo que você escreveu, Jana!
Eu sou uma dessas pessoas que ama Brasília, detesta que falem mal e acha que aqui é o melhor lugar do mundo!
Tirando o calor e a secura, é claro...

bjoo querida